terça-feira, 30 de outubro de 2012


Em recente artigo, o camarada Pedro Otoni analisa a conjuntura de chamado mundo árabe a partir da nova investida do imperialismo contra a Síria.

A Doutrina Obama dissimula o caráter da guerra na Síria. Não se trata de um conflito doméstico, mas de uma reconfiguração da lógica de dominação imperialista no Oriente Médio e no Norte da África. A indução de oposições armadas internas, na Líbia e agora na Síria, possui vantagens importantes para o condomínio de poder norte-americano.

Primeiro por estabelecer um mote geral mais palatável para a opinião pública internacional, a suposta “luta pela democracia”, um marketing de guerra mais amplo do que a luta contra o “terrorismo” (sem, contudo, abandoná-lo).Dialoga, portanto, com o sistema ideológico europeu - norte-americano, que tem como pano de fundo acrença namissão democratizante do Ocidente, sendo esses “os povos eleitos”, destinadosa irradiar a “liberdade” para o mundo, “incluir as nações selvagens à humanidade capitalista liberal”, livrá-los do “atraso oriental, muçulmano”, ou seja, libertá-los deles mesmos.

O artigo completo encontra-se aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário